Atleta ouricuriense conquista bicampeonato no Troféu Norte-Nordeste de Atletismo
João André conquistou o primeiro lugar no pódio após alcançar a marca de 56,84 metros no seu lançamento, superando os 56,64 metros que lhe deu o título no ano passado
O Sertão do Araripe, reconhecido por ser um celeiro de talentos esportivos, viu mais uma vez um de seus filhos se destacar no cenário nacional. No último fim de semana, o atleta João André, natural de Ouricuri, conquistou, pela segunda vez consecutiva, o título de campeão do Troféu Norte-Nordeste de Atletismo, na modalidade Lançamento de Martelo Adulto. O atleta de 24 anos foi um dos 70 nomes convocados pela Federação Pernambucana de Atletismo para representar o estado na competição.
João André conquistou o primeiro lugar no pódio após alcançar a marca de 56,84 metros no seu lançamento, superando os 56,64 metros que lhe deu o título no ano passado, em torneio realizado em Recife.
Organizado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e patrocinado pela Caixa, o torneio contou com a participação de 370 atletas a partir dos 16 anos, representando todos os estados das regiões Norte e Nordeste, além de convidados de algumas regiões do Centro-Oeste e Sul. Desta vez a cidade anfitriã foi Aracaju, capital de Sergipe.
Em entrevista ao Portal A10, o atleta falou sobre a conquista:
"Estou muito feliz por conquistar o bicampeonato. Esta vitória é resultado de muito esforço e dedicação, e não poderia ter sido alcançada sem o apoio fundamental do meu treinador, professor Abraão Nascimento. Agradeço também à AAPD (Associação de Apoio à Pessoa com Deficiência) por todo o suporte oferecido ao longo da minha jornada. Juntos, conseguimos mais essa conquista".
Talento que vem de berço
Natural de Ouricuri, João André deu início à sua jornada no atletismo na EREM São Sebastião, onde se destacou no lançamento de martelo.
Após concluir o ensino médio, mudou-se para a capital pernambucana, Recife, onde ingressou como bolsista na Uninassau, uma das maiores faculdades privadas do Brasil, onde atualmente cursa Biomedicina. Este feito é uma das suas primeiras grandes conquistas impulsionadas pelo atletismo.
Em 2016, teve a oportunidade de participar de um intercâmbio no Canadá, sendo um dos selecionados entre os 20 melhores atletas escolares do Estado de Pernambuco, graças ao programa Ganhe o Mundo.
No ano de 2022, o atleta ouricuriense foi convocado pela CBDU (Confederação Brasileira de Desporto Universitário) para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Universitários, que aconteceram no México, conquistando uma honrosa terceira colocação.
Apesar da pouca idade, o currículo esportivo de João André é notável, colecionando diversas medalhas, como dois títulos de campeão dos Jogos Universitários Brasileiros (2021/2023), o título de campeão brasileiro sub-23 em 2020, além de ser duas vezes campeão do Norte-Nordeste (2023/2024) e duas vezes campeão Pernambucano (2023/2024), entre outras medalhas conquistadas na modalidade infantil.
Atualmente, o atleta divide seu tempo entre sua vida acadêmica e sua carreira no atletismo, sempre mantendo vivo o sonho de alcançar voos ainda mais altos e levar o nome de Ouricuri a lugares ainda mais longe.
COMENTÁRIOS