Memorial Sertanejo promove primeira oficina de pife no próximo domingo (19)
O evento, que contará com a participação do poeta e artesão Ramirio Nunes e do poeta Asarias, promete oferecer aos participantes uma imersão na cultura e na arte do sertão nordestino
O Memorial Sertanejo, localizado em Poço Dantas, município de Santa Cruz-PE, será palco da primeira oficina de pife neste domingo (19). O evento contará com a participação do poeta e artesão Ramirio Nunes e do poeta Asarias. A oficina está programada para iniciar às 08:00hs e promete oferecer aos participantes uma imersão na cultura e na arte do sertão nordestino.
Instrumento essencial na tradição musical do sertão nordestino, o pife tornou-se, ao longo dos anos, um ícone da cultura sertaneja, transmitindo histórias e tradições por meio de suas melodias simples e marcantes. Sua sonoridade característica tem sido parte integrante da identidade musical sertaneja, acompanhando danças e celebrações ao longo das gerações.
Sobre o Memorial Sertaneja
Fundado em 2010 por Luzia Barbosa, moradora da comunidade de Poço Dantas, o Memorial Sertanejo abriga uma coleção diversificada de objetos que refletem a vida do povo do Sertão, como moinhos, selas e candeeiros.
Instalado em uma casa centenária pertencente à paróquia local, o acervo do museu conta atualmente com mais de 200 peças, todas doadas por moradores da comunidade de Poço Dantas, da cidade de Santa Cruz e sítios vizinhos.
COMENTÁRIOS